dimanche 14 juin 2020

REDE CHOQUE APRESENTA / Galeria CHOQUE (SP) e Juliana Crispe

Um corpo político que surge a partir do diálogo e de formas de se comunicar no mundo da artista pela linguagem inicial do desenho, mas que ganha outros modos de operação como o bordado, a pintura, a animação, o vídeo, a fotografia e a performance. Transitar entre linguagens e pensá-las em campos performáticos que encaram o tempo social em outra esfera, o espaço da casa como lugar que mescla a tarefa de ser múltipla e de ter em si muitas invisibilidades. Cathy Burghi não se separa como mãe, dona de casa, mulher e criadora. O lar é o lugar que agrupa a vida cotidiana e nela a artista vê-se nessa multiplicidade. Se apropriar do lugar privado, a casa, como lugar de reinvidicação e reinvenção; a casa como um lugar que expande o que ela é. O corpo como casa, a casa como peso e como leveza, lugar de embrutamento e de conforto, processos paradoxais.
A partir da discussão dos valores, dos comportamentos e dos ideais do sistema patriarcal e da contemporaneidade, podemos compreender as transformações que sofreram a subjetividade da mulher e o corpo feminino, que foram dominados e reprimidos numa cultura em que ao patriarca eram reservados plenos direitos e poderes sobre o espaço doméstico e as mulheres, como seres domesticados. Nas obras de Cathy, o corpo feminino está como campo fértil, como territórios, como espaços para construção de paisagens que vão para além do erotismo, dessa domestificação.  Ver-se nos movimentos dos feminismos em várias pontas, em um reclame de poder, por onde a artista propõe a representação do corpo como um corpo político e de liberdade. A leveza de um corpo que se move, que denuncia com humor, os espaços das mulheres na sociedade.









 Galeria CHOQUE (SP)

galeria CHOQUE (SP)


Choque Cultural e Juliana Crispe (Artista, Curadora e responsavel do Centro Cultural Armaem Elza (Sambaqui, Florianopolis)

jeudi 4 juin 2020

PETRICOR / expo Cathy Burghi / curadoria Mercedes Sader






série acuarelas FRUCTIFERAS (2019) 
70X100cm acuarela sobre papel.



detalle exposicion PETRICOR, Black Gallery 2020


detalle exposicion PETRICOR, Black Gallery 2020



detalle exposicion PETRICOR, Black Gallery 2020



detalle exposicion PETRICOR, Black Gallery 2020



Instalacion Porongos 2019 
calabazas, tela, zapatos
dimensiones variables.




ARTE este // enero 2020 // Punta del Este

Galeria Black Gallery Pueblo Garzon, Uruguay

She ate the crumbs // march 2020 // Tokyo


She ate the crumbs Febrero 2020 SZ Bureau

https://szbureau.com/2020/01/31/she-ate-the-crumbs/



She Ate the Crumbs: The Other Nature of Women


Dates: March 1st – March 21st, 2020. 12:00 – 17:00.
Closed Mondays and Tuesdays (on appointment)
Venue: HB. Nezu (lkenohata 2-6-12, Taito-ku, Tokyo, Japan)
Admission: Free
Curated by S_Z
Artists:

    Cendrillon Belanger (France/Canada)
  • Cathy Burghi (Uruguay)
  • Laura Garcia-Karras (France)
  • Luísa Jacinto (Portugal)
  • Genevieve Morgan (France)
  • Shelly Silver (the U.S.)
  • Eiko Soga (Japan)
  • Yuan Gun Gun (China)
March 1st
Art in the time of corona v
The awkward pun around Gabriel Garcia Marquez’ Love in the Time of  Cholera serves if only to heighten the strained conditions under which  we find ourselves, while we look for a balance between prudence and retreat. As is in the case in many cities around the world, Tokyo has announced the closing of a number of cultural institutions, from concert halls to museums. Private galleries have maintained business hours, and several independent spaces remain open to visitors. In Tokyo, the latter are often located in less immediately central areas, and require using in most instances some mode of public transportation. The weekend of March 1st 2020 was one of openings, and while local communities are currently visible along the streets,  this is less the case for those others who usually make the rounds of cultural venues.
HB Nezu, where ‘she ate the crumbs (the other nature of women) is taking place, finds itself at one end of Ueno, on the Chiyoda line. On the other side are several of the city’s celebrated western art museums, as well as the National Museum (which is temporarily  closing).  Traffic is at a trickle between the two and we find ourselves addressing this context of fluctuating areas of risk.  As curators we remain committed to the exhibition and to the international artists who are taking part in the show.  We do this somewhere between precaution and peace of mind. We will endeavor to make it exist as well on social media as we also focus efforts on having it travel. We are here until March 21st, by which time we will have seen Sakura helping us frame the space.


Acuarelas  y dibujos con ceràmica (2019) Cathy Burghi